29.4.08

"I had a secret meeting in the basement of my brain"

Photobucket






Formados em 1999, em Nova Iorque, os The National são uma das bandas mais importantes no cenário indie/rock internacional. Com quatro álbuns editados e vários singles na bagagem, a banda prepara-se para entrar em digressão com os R.E.M. pelos Estados Unidos.
Mas antes mais concretamente dia 11 de Maio de 2008 estarão na Aula Magna.
Recentemente ando ouvir os últimos dois álbum dos The National, gostei da sonoridade. O piano percorre todas a músicas, a bateria é excelente com um som seco que a faz realçar nas músicas, por vezes uns violinos entram introduzindo um ambiente diferente e nostálgico.
Uma banda que se adaptou bem ao mercado Europeu já que só sairam dos Estados Unidos com o terceiro álbum em 2005 e estão com um êxito prometedor, em Portugal darão cinco concertos este ano.

27.4.08

"Coeur mécanique où sont tes piles ?"

Photobucket





Rob Garza e Eric Hilton em 1995 formam Thievery Corporation num Bar Lounge onde se encontravam regularmente para passar as suas sessões e beber uns copos em Washington DC .
São das duplas mais requisitadas em compilações de chillout e Lounge, já que o seu estilo varia entre Lounge, Dub, Trip-hop e Downtempo. Thievery Corporation têm o dom de construir melodias simples que sem saber-mos, estão na nossa mente. E depois, depois não nos saem, da cabeça!
Quem gosta de música conhece Thievery Corporation e quase de certeza que tem um sampler ou uma música que não esquece, basta o início e sabe toda melodia...
Este ano irão visitar-nos no Festival de Paredes de Coura dia 3 de Agosto. Será para apresentação de novo álbum?

25.4.08

"We are servants to our formulaic ways"

Photobucket



Os Bush foram das últimas bandas de grunge, provenientes de Inglaterra foi nos Estados Unidos que conseguiram alcançar o êxito só com o 1ºálbum em 1994 venderam mais de 10 milhões de discos.
Em 2002 a banda termina devido a desentendimentos da banda com a editora e ás baixas vendas do último álbum de originais.
Mas em 2002 o grunge já era, os movimentos musicais vão acabando são como a moda, ou as bandas se renovam ou o melhor é terminar e quando o movimento voltar a reviver a banda reúne-se outra vez. E volta em grande!

21.4.08

"Let me put you in the picture, let me show you what I mean"

Photobucket







Os The Stone Roses formaram-se em 1984 no movimento de Madchester.
Com 2 álbuns apenas os The Stone Roses tiveram dos maiores sucessos na Grã-Bretanha desde os The Beatles. São 2 álbuns obrigatórios em qualquer biblioteca de música. Em 1996 a banda desfaz-se devido a desentendimentos entre os membros da banda.
Ian Brown (vocalista e líder da banda) estabiliza-se a solo e com uma carreira muito sólida já conta com 6 álbuns editados desde o final dos The Stone Roses. Conseguiu provar o excelente compositor e músico que é.
"Love Spreads" era Banda Sonora obrigatória sextas-feiras á noite...

19.4.08

"Weather Storm"







A história dos Massive Attack começa em 1987 após o desmembramento dos Wild Bunch, um colectivo de Djs, ao qual pertenciam Andrew Vowles e Grant Marshall. A eles juntou-se um dos nomes fortes do Graffiti de Bristol, um writer conhecido como 3D, mas nascido Robert Del Naja.
Os Massive Attack têm primado em toda a sua carreira pela inovação e pela excelência na produção, procurando sempre novas roupagens musicais que favoreçam as melodias por eles criadas.
"Weather Storm" é uma música simples com uma batida em loop e um solo melódico de piano magnífico! Apercebi-me da Beleza desta faixa naquelas tardes de Sábado no Alamo Bar em que rodavam albúms inteiros até fartar...

15.4.08

"Dance me to your beauty with a burning violin"








Leonard Cohen é escritor compositor e um poeta dos nossos tempos. Começou pela escrita mas revelou-se um compositor de alto nível. Leonard Cohen consegue talhar uma música à sua medida a todos os níveis desde os arranjos instrumentais a letra e característico e único pela sua voz. Consegue transmitir uma calma relaxante que nos faz deixar o momento e viajar pelos nossos pensamentos ou pela história que Leonard Cohen nos conta. Isso é muito Bom na boa música.
Recentemente vi o documentário I´m your man e fiquei admirado pela pessoa que é Leonard Cohen é de uma humildade e serenidade incrível, a história de um prefácio que escreveu para uma tradução de um livro seu para japonês está divinal. Um reconhecimento e homenagem merecidos neste DVD muito bem conseguido. Com grandes músicos e ouvimos Leonard Cohen na 1ª Pessoa. Pormenor excelente é as letras das músicas em legendas aí sim se vê um dos Dons de Leonar Cohen.
Uma Boa notícia, ainda não confirmada é a da presença de Leonard Cohen em Lisboa dia 19 de Julho. Se tiver de folga e houver confirmação de concerto também terá minha presença...
A música "DANCE ME TO THE END OF LOVE" foi das primeiras que ouvi e conheci de Leonard Cohen, passava mesmo muitas vezes na rádio na altura isto em 1986.

12.4.08

"... I just want to sit here and watch you undress"

Photobucket






Já vai no seu Oitavo álbum, a inglesa Polly Jean Harvey é uma das melhores cantautoras de sempre. Caraterizada por um estilo duro e alternativo. É considerada por muitos um dos ícones do rock/grunge da década de 90.
Nas suas músicas transmite muitas vezes ambientes intímos e urbanos. Com letras de oscilações entre uma tremenda sensibilidade e uma depressão agressiva.
Arrisca com o seu oitavo álbum numa mudança de estilo em que pousa a guitarra e sola no piano, consegue reinventar uma carreira de 16 anos. Um álbum que se aprende a gostar. É Pj Harvey!

9.4.08

"And all the lights that lead us there are blinding "




Photobucket







Uma cover muito bem conseguida por Ryan Adams, um cantautor (Norte-Americano) que segue a mesma linha de grandes cantautores americanos como Bob Dylan, Josh Rouse, Rufus Wainwright. Fã de Oasis consegue este ano uma recompensa, foi convidado pelos Oasis para abrir os seus concertos na tournée pelos Estados Unidos.
A música Wonderwall consegue ser uma das músicas mais marcantes dos 90´s. É das músicas com mais covers e realizadas por grandes músicos tais como: Radiohead, Blur, Cat Power, Beastie Boys, Robbie Wiliams, etc....
Mas nesta versão é digna de grandes Momentos.


8.4.08

"Blood runs through your veins"







Pois é mais uma Banda Britânica, é recente e são de Birmingham. Os Editors foram mais um daqueles casos de sucesso com o primeiro álbum em 2005 em que retiram 7 singles e alcançam disco de Platina no Reino Unido. Lançam segundo álbum em 2007, seguindo a mesma linha de sonoridades do primeiro mas não desiludiram nem aborreceram já vão com 4 singles e com mais maturidade nos concertos ao vivo, como refere a crítica no concerto que realizaram recentemente no Coliseu dos Recreios.
Quanto ao futuro os Editors no próximo álbum explorarão novas sonoridades. Sonoridades que estão a conseguir transmitir nos concertos ao vivo e que ainda não conseguiram passar para um álbum em estúdio, garantido pelo líder e vocalista da banda.
Pois que continue o êxito e as boas Bandas Sonoras patrocinadas pelos Editors.

2.4.08

"Take me in and eat me out"


Photobucket





Com The Bravery passei o verão de 2005, cd quase nem saia do autorádio...
Com um 1º álbum exelente desde primeira à última faixa, chegou a estar no Top 5 do Reino Unido várias semanas. Não é nada fácil para uma Banda Norte Americana chegar ao exigente Top5 do Reino Unido. Bem isso deveu-se ao estilo Sonoro Britpop da banda. E claro ao passar o teste no Reino Unido foi a porta de entrada para o mercado e gosto Europeu.
The Bravery tiveram uma Estreia em grande, não tão bem conseguido editaram o 2ºÁlbum em 2007 pode-se dizer que foi um álbum mesmo fraco. Mas pelo 1º Álbum The Bravery merecem o benefício da dúvida para o terceiro.