29.4.09

"You were my queen and I was your fool,"




A banda sonora de hoje é um verdadeiro clássico da música. Todos os que gostamos de música conhecemos esta faixa. "Gloria" é a descrição de um grande momento de intimidade!
A faixa foi escrita e editada por Mr. Van Morrison (grande Cantautor) em 1964, com a sua banda na altura os THEM. Mais tarde em 1975 a "avó do Punk-Rock " e grande cantautora também Miss Patti Smith reinventou a letra e a instrumentação deixando a base da melodia de Van Morrisson. Fez com que "Gloria" se tornasse obrigatória nos seus concertos e carreira. A versão de Patti Smith foge à versão original, deixa o prazer carnal focando a fé, a religião e reflexão da vida.
Por fim a versão que tornou "Gloria" uma faixa Mainstream na música foi a dos The Doors editada em 1983 no álbum "Alive, She Cried", álbum gravado ao vivo nos vários concertos dos The Doors no periodo 1968–1970. Uma versão que deixa a roupa de Patti Smith e veste exageradamente o original de Van Morrison!
A versão dos The Doors é como que uma descrição perfeita de uma noite de Jim Morrison
depois de um concerto!

Ficam então as 3 Versões destes 3 ícones da historia da música!







3 comentários:

NoZ disse...

Teria de escrever isso um dia, por isso cá vai: o teu blog não só faz bem aos ouvidos como aos olhos. Esteticamente perfeito.

Blue disse...

La versión de The Doors es demasiado parecida a la original.
Me quedo con la de Patti Smith...da un paso adelante!

m@tix disse...

Blue,
Tambien me ha gustado mucho conocer la version de Patti Smith!